WhatsApp

Brunitec

  • English
  • Português
  • Español

O que é Brunimento?

Brunimento é um processo de usinagem por abrasão utilizado em furos com o objetivo corrigir problemas tais como:
• Diâmetro interno do furo;
• Geometria interna do furo (cilindricidade e circularidade);
• Acabamento da superfície usinada (ângulo de cruzamento dos riscos e rugosidade);
• Alinhamento entre furos.

É um processo de alta precisão e rápida remoção de material, que pode ser realizado nos mais diferentes tipos de materiais, como ferro fundido, aço temperado, aço mole, bronze, latão, cromo duro, cerâmica, alumínio, entre muitos outros.

O brunimento é feito através de quatro componentes principais: Máquina brunidora, óleo lubrificante, ferramenta de brunir e réguas super abrasivas diamantadas ou de CBN (Borazon).

As réguas super abrasivas brunidoras são fabricadas com um aglomerante metálico e com o tipo de grão especificado para brunir cada tipo de material, que em contato com a superfície de trabalho, realizam a remoção por abrasão e atingem o acabamento especificado. Os superabrasivos (diamantes ou CBN) possuem alta resistência abrasiva e condutividade térmica, o que permite se trabalhar com alta velocidade de corte e variadas pressões de contato, proporcionando ganhos de produtividade, durabilidade e qualidade no processo de brunimento.

As ferramentas de brunir (brunidor ou mandril) são fabricadas de acordo com o diâmetro e tipo do produto a ser usinado. Elas possuem suportes expansivos nos quais se alocam as réguas brunidoras. Ao expandirem-se os suportes, as réguas brunidoras entram em contato com o produto e iniciam a remoção do material a ser brunido.

A máquina de brunir é onde fixamos a ferramenta de brunir e suas principais funções são: Expandir a ferramenta quando necessário, fornecer movimento axial e radial à mesma e refrigerar e lubrificar o processo de brunimento através de um óleo específico para cada tipo de material a ser usinado.